sábado, 9 de janeiro de 2010

Caros Companheiros:

Como sabemos, em Portugal existe desde há uns anos uma tendência crescente para que se manifeste um afastamento dos cidadãos da vida pública. As elevadas taxas de abstenção que estamos já habituados a ver nas nossas eleições são uma preocupante manifestação desta realidade. As taxas de abstenção são extremamente preocupantes não só porque podem ser indicadoras de um descontentamento na política nacional, mas também porque representam uma perda de fé no exercício do mais sagrado direito da democracia: o direito de voto.

Este afastamento dos cidadãos em relação à vida pública tem que ser alvo das mais sérias considerações e neste âmbito, é papel dos partidos políticos voltar a envolver as pessoas na vida comum da Nação. O CDS-PP representa desde a sua fundação um esforço pela defesa de valores fundamentais da sociedade portuguesa, pelo que, o seu papel no contexto actual é da mais extrema importância.

A lista que representamos reflecte não só a importância que damos ao papel do CDS-PP na vida da Nação mas representa também a importância concreta que o CDS-PP assume no concelho de Vila Nova de Gaia. Com efeito, todos assistimos com agrado aos excelentes resultados alcançados nas últimas eleições mas temos que ter consciência de que estes resultados têm de ser sustentados com trabalho e seriedade da nossa parte. Os dois próximos anos, ao contrário do que nos pode ser levado a crer, não vão ser anos em que “nada se vai passar”, vão antes ser anos decisivos para o crescimento e para uma implementação mais ampla do CDS-PP no concelho de Vila Nova de Gaia.

Uma das principais virtudes desta lista, a lista do “nós”, é o facto de englobar militantes dos mais diversos quadrantes do partido e das mais diversas correntes de opinião. A nossa força advém não só da nossa seriedade e da nossa vontade de trabalhar, mas também do nosso diálogo, da nossa capacidade de trabalhar em conjunto e do facto de termos sempre presente que o nosso trabalho é em prol dos interesses do partido e de todos os seus militantes.

Decidimos avançar com esta lista não só porque é dever de todos os militantes contribuir para o crescimento do CDS-PP, mas também porque temos a coragem de assumir uma posição e porque assumimos a responsabilidade de fazer crescer de uma forma sustentada e real o nosso partido em Vila Nova de Gaia. Estamos convictos que iremos contribuir para que se inicie um novo e melhor ciclo na concelhia de Vila Nova de Gaia.

Da mesma forma que assumimos a responsabilidade de nos expor a sufrágio, pedimos a todos vós, militantes esclarecidos, que analisem as propostas de ambas as listas e que em consciência façam a vossa escolha de uma forma livre e esclarecida. A nossa lealdade deve manifestar-se sempre em prol do partido e para com o bem comum. Como Democratas-Cristãos, temos um dever para com a justiça, para com a liberdade e para com a verdade.

Devemos estar esclarecidos: a ignorância prejudica não só o ignorante como o bem comum e serve sempre os interesses de algo, ou alguém.

Caro companheiro, contamos que exerça o seu direito (e dever) de voto com consciência, dignidade e na maior das liberdades. Nas palavras de Edmund Burke: “a única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons nada façam”.

Mauro Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário