quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DO DEBATE DE 03/01/2010 À CERTEZA DA AFIRMAÇÃO DE UMA CANDIDATURA


Para alguns foi o "DEBATE QUE NÃO FOI", para outros "O DEBATE QUE NÃO DEVIA TER SIDO", mas como dizia Almeida Garrett "O que tem que ser tem muita força". E assim foi, a vontade das pessoas e a razão que lhes assiste levou mais de 50 militantes do CDS-PP de Vila Nova de Gaia ao Cinema de Sandim no passado Domingo, 3 de Janeiro de 2010.

Foi assim, com um enorme agrado que nos apresentamos no passado dia 3, em resposta ao desafio lançado por dois militantes do CDS-PP de Vila Nova de Gaia, que com toda a legitimidade, promoveram um debate entre todos os militantes de Gaia que quisessem ou estivessem a pensar em apresentar uma candidatura à liderança da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de V. N. Gaia.

Segundo os seus promotores, este debate serviria essencialmente para se darem a conhecer as eventuais candidaturas e provocar o diálogo entre elas e os militantes. Serviria também para fazer algo que nunca foi feito na história do nosso partido em Gaia, algo simples, ou seja, debater ideias e projectos livremente e sem qualquer tipo de pressão eleitoral. Daí ter sido tão importante a sua realização antes do período eleitoral.

Para que mais à frente se possa concluir acerca da honestidade desta iniciativa deixem-nos partilhar com todos vós o texto do convite para o debate, enviado por e-mail a 01/01/2010 às 23:23 horas:

"Caros Amigos e Companheiros,

O CDS-PP de Vila Nova de Gaia vai novamente a eleições.

Estas eleições podem marcar uma nova fase do crescimento do CDS-PP.

Para que um acto eleitoral, seja qual for a sua dimensão, universo ou razão, possa ser inteiramente Democrático e Plural, importa que aqueles que decidem com o seu voto o resultado de uma eleição, possam estar na posse de toda a informação que desejam para o exercício do seu direito. Uma da principais formas de o fazer é debatendo livremente ideias, opiniões e ou razão.

Este é o sentido que nos faz avançar com a organização de um debate, que permita a quem queira ser candidato a estas próximas eleições da Comissão Politica Concelhia do CDS-PP de Vila Nova de Gaia, apresentar o seu Programa Eleitoral e responder e todas e quaisquer questões que os militantes entendam colocar.

Assim, tenho a honra de convidar V. Exªs a estar presente no Debate sob o tema:

“Eleições Concelhias CDS-PP em Vila Nova de Gaia
– Candidatos e seus programas.”

a realizar já no próximo Domingo, dia 3 de Janeiro de 2010, nas instalações do Cinema de Sandim, sito na Rua do Cabo, 444, em Sandim, Vila Nova de Gaia
(coordenadas GPS 41º 02’ 20.30” N – 8º 31’ 26.20” W)

ENTRADA LIVRE

Dada a limitação de lugares, agradecemos confirmação de presença via SMS para o móvel 962939712 962939712.

Os cabeças de lista às eleições concelhias do próximo dia 15 de Janeiro de 2010 deverão fazer a sua inscrição até ao próximo dia 2 de Janeiro de 2010, Sábado, véspera do debate, para o seguinte contacto:
Isabel leal
Móvel: 962939712 962939712 – Email: isabel.leal@artybelle.com

Não faltes! Marca presença!
A opinião mais importante é a de todos!

Dada a minha limitação de contactos, peço a Vossa ajuda na divulgação do evento por todas as vias possíveis, email, SMS ou contacto telefónico para as todos os Vossos contactos. Ajuda-me a divulgar!

Obrigado.
Abraço amigo,
Jorge Mota Santos"

Tristemente, mas sem surpresa, observamos nos dias anteriores diversas tentativas desenfreadas de boicote ao debate e à discussão de ideias dentro do partido. Essas tentativas por e-mail, por sms, por telefone, ou até via "facebook", partiram do Sr. Fernando Barbosa, actual Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Vila Nova de Gaia, que, abusivamente, utilizou o nome da concelhia quando deveria limitar-se ao seu próprio nome, já que no debate estiveram presentes alguns vogais da actual concelhia, que de forma alguma se revêem nessas tentativas de boicote.

Para terem uma ideia dessas tentativas poderemos mostrar as seguintes:

1ª - Por e-mail enviado a um elevado número de militantes pelo Sr. Fernando Barbosa a 02/01/2010 às 00:00 horas:

"Caros Amigos militantes do CDS PP,

Na qualidade de Presidente em exercicio da Comissão Politica Concelhia do CDS PP de Vila Nova de Gaia, cabe-me a ingrata missão de alertar para o facto de estar a circular na internet um mail com um convite assinado por um militante de seu nome Jorge Mota Santos, que com um texto pouco claro, dá a entender que esta Comissão Politica que se encontra em exercicio, terá organizado um debate, no sentido de promover e apresentar os componenetes das listas que eventualmente possam concorrer ao próximo acto eleitoral que irá decorrer no próximo dia 15 de Janeiro.

Como todos sabem, o prazo para a apresentação das respectivas listas termina a 5 de Janeiro!
Sendo assim, qualquer iniciativa de debate para apresentação de ideias e motivações antes dessa data mostra-se inadequada e inoportuna.

Comunico a todos os militantes, que a posição da Comissão Politica do CDS PP de Vila Nova de Gaia, perante esta iniciativa mascarada, é que lamenta profundamente a instabilidade e suspeição que este mail possa criar perante o acto de votar em consciência, acto esse que obrigatoriamente terá de ser honesto e assumido com todo o rigor uma escolha obriga.

Com votos de um ano de 2010 cheio de realizações pessoais e profissionais, despeço-me de todos com um abraço de amizade convicto de que a união e seriedade que sempre pautaram o comportamento dos militantes de Vila Nova de Gaia não saia maltratada com o comportamento menos sério de alguém que não sabe dignificar e elevar o bom nome do CDS PP de Vila Nova de Gaia.

Cordiais saudações centristas.
O Presidente da Comissão Politica Concelhia de Vila Nova de Gaia
Fernando Barbosa"




2ª - Por SMS enviado aos militantes de Gaia a 02/01/2010 pelas 20:33 horas:
"A Comissão Política Concelhia do CDS de Vila Nova de Gaia, comunica que é totalmente alheia à mensagem posta a circular divulgando uma iniciativa para um debete. O Presidente (Fernando Barbosa)";


3ª - Ou ainda, via comentário no "facebook" no dia 03/01/2010 às 00:42 horas:
"
Fernando Barbosa Alves Pereira
Demagogia!Candidatos ??Quem são?Que eu saiba a entega de listas termina dia 5 e até á data não entrou nenhuma.Algumas pessoas brincam com a dita Democracia.
3/1 às 0:42"

Este comentário foi efectuado à seguinte publicação, onde também se poderá ver a postura e a correcção de todas as posições tomadas, tendo em conta que estamos a publicar informação num ambiente de acesso generalizado a muitas pessoas que nem sequer pertencem ao partido:

"

Sérgio Vasconcelos Apareçam e confirmem... Eu vou estar lá...



DEBATE " ELEIÇÕES CONCELHIAS"
Local: CINEMA SANDIM - VILA NOVA DE GAIA
Hora: Domingo, 3 de Janeiro de 2010 16:00
2/1 às 18:23


Cds-pp Mafamude Gaia
Nós também. Vamos porque temos ideias, vamos porque temos projectos, vamos porque somos independentes, vamos porque somos CDS e queremos mais CDS em Vila Nova de Gaia. Esperamos que os candidatos conhecidos apareçam. Se não aparecerem é porque também não têm nada para partilhar, é porque não têm ideias nem projectos.
2/1 às 23:59


Luís Miguel Nogueira
Eu também vou estar. Espero que o debate seja participativo, mas tudo depende de nós. Queremos mesmo debater o que queremos para o CDS e para Vila Nova de Gaia, ou vamos enfiar a cabeça na areia?
3/1 às 00:27


Jorge Mota Santos
Agradeço a tua presença. A isto chama-se pluralidade, um dos pilares da democracia.
3/1 às 0:28


Fernando Barbosa Alves Pereira
Demagogia!Candidatos ??Quem são?Que eu saiba a entega de listas termina dia 5 e até á data não entrou nenhuma.Algumas pessoas brincam com a dita Democracia.
3/1 às 0:42


Isabel Leal
Como bem disse sr. Fernando Barbosa, a entrega das listas termina a 5/1, o que significa que poderão entregar antes. Será que o dia 3 não consta do calendário?. Não me parece que seja segredo de estado uma candidatura para uma concelhia?!?!? A Democracia existe para que a sociedade seja aberta, se manifeste mas julgo que ainda existe alguma ditadura dentro da mente de alguns. E quem brinca com a democracia, não são os que apresentam objectivos mas os que se deixam levar pelo sabor do vento.
3/1 às 0:54


Jorge Mota Santos
Obrigado pela lembrança e pelos comentários. Democracia também é liberdade de expressão. Aqui está um BOM exemplo de DEBATE... Continuemos.....
3/1 às 0:57


Sérgio Vasconcelos
"Ditadura é um discurso constante te ensinando que seus sentimentos, seus pensamentos, e desejos não têm a menor importância, e que você é um ninguém e deve viver comandado por outras pessoas que desejam e pensam por você." (Stephen Vizinczey)
3/1 às 1:29


Jorge Mota Santos
Boa. Esse Stephen percebia da coisa...
3/1 às 1:31


Elisete Marques
Espectáculo. Subscrevo completamente e, acho incrível, passo a citar, " deve viver comandado por outras pessoas que desejam e pensam por você":)
3/1 às 14:03"


Enfim, foi neste ambiente que ao debate apareceram mais de 50 pessoas para assistir e dois candidatos a candidatos prontos a debater e partilhar ideias e projectos com os militantes do CDS-PP de V. N. Gaia.
Para registo, esses candidatos o Sérgio Vasconcelos e o Luís Miguel Nogueira, ambos deputados pelo CDS-PP na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.
Para além destes, ninguém!
Estranho, pois já há mais de um mês que era do conhecimento de muitos militantes do partido a intenção de candidatura dos actuais cabeças de lista que constam da actual Lista A, a saber, o Sr. António Barbosa, o Sr. Fernando Barbosa e o Sr. Engº José Pereira de Sousa. Existiram diversas reuniões com alguns dos militantes do partido para a tentativa de colher apoios a esta lista.

Deste debate, e depois da apresentação das ideias de cada um, poderiam ter surgido uma, duas, muitas ou nenhuma candidatura. Este era o interesse. Pôr as pessoas a discutir, a debater e de preferência a convergir, pois essa foi sempre a nossa intenção.

Os candidatos presentes, debateram com os militantes presentes durante mais de 4 horas, num ambiente de total harmonia e participação, estando sempre presente o sentimento de respeito e admiração pelo partido a que todos pertencemos.

As ideias chave e os projectos apresentados foram os seguintes:
1 - A ideia retida por todos, é que todos estamos cansados do "eu" e queremos mais o "nós" na direcção da concelhia de V. N. Gaia do CDS-PP;

2 - Quanto aos projectos ninguém quer inventar a "roda", ambos os candidatos demonstraram que para os próximos dois anos gostariam de ver a concelhia e a sua direcção a aplicar o que está previsto nos estatutos e nos regulamentos que regem o nosso partido, nomeadamente no que diz respeito ao disposto nas alíneas de c), d), e), f), l) e m) do nº1 do artigo 21º e no nº2 do artigo 23º do Regulamento dos Órgãos Locais (Aprovado em Conselho Nacional a 24 de Novembro de 2007):

"Artigo 21º
(Competência do Presidente)
1. No desenvolvimento da sua competência estatutariamente definida, compete designadamente ao presidente: (...)
c) Elaborar o programa de acção e a estratégia subjacente a submeter à respectiva Assembleia;
d) Distribuir os pelouros pelos vogais do respectivo órgão, bem como definir os objectivos, a curto e a médio prazo, para cada um;
e) Coordenar a acção dos órgãos de intervenção política do nível inferior dentro da sua área geográfica;
f) Acompanhar, coordenar e animar a actividade dos restantes membros do órgão;
(...)
l) Representar o órgão a que preside nos órgãos superiores do Partido onde tem assento e nas actividades políticas e sociais da respectiva circunscrição territorial;
m) Representar localmente o Partido."

2. Ao vice-presidente, ou vice-presidentes, caberá a substituição do presidente, nas suas faltas e impedimentos, além de exercerem as competências que lhes forem delegadas.

Artigo 23º
(Vogais)
1. Os órgãos executivos e de intervenção política poderão criar os pelouros que entendam necessários ao exercício das suas competências.
2. A cada vogal deverá ser distribuído, em princípio, um pelouro, devendo existir, pelo menos, os seguintes:
a) Organização e implantação;
b) Autarquias locais;
c) Acção política e eleitoral;
d) Formação política;
e) Tesouraria."

Ou seja, ficou bem expresso quer pelo Sérgio Vasconcelos, quer pelo Luís Miguel Nogueira, que os próximos dois anos são muito importantes para o futuro do partido em Vila Nova de Gaia, ao contrário da ideia de alguns que "nos próximos dois anos nada de importante se passará".

Ambos afirmaram que o partido em Vila Nova de Gaia precisa urgentemente de:
1º - Elaborar um programa de acção e uma estratégia subjacente;

2º - De distribuir pelouros pelos vogais da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Vila Nova de Gaia, bem como definir os objectivos, a curto e a médio prazo, para cada um. Mais, precisa de fazer cumprir o Regulamento dos Orgãos Locais, no que diz respeito a esta atribuição de pelouros aos vogais da concelhia, já que este regulamento diz que "(...) a cada vogal deverá ser distribuído, em princípio, um pelouro, devendo existir, pelo menos, os seguintes:
a) Organização e implantação;
b) Autarquias locais;
c) Acção política e eleitoral;
d) Formação política;
e) Tesouraria."

3º - De promover a criação de Núcleos de Filiados por Freguesia de forma a favorecer o crescimento e a implantação do partido ao nível do concelho;

4º - De criar um Gabinete de Apoio Autárquico, de forma a coordenar a acção da concelhia e dos núcleos dentro da sua área geográfica.
Este Gabinete Autárquico é essencial para o intercâmbio de experiências autárquicas entre os mais e os menos experientes, por exemplo ao nível da partilha de informação e de intervenções.
É essencial para dotar os eleitos e as suas estruturas locais de uma Estratégia de Comunicação, de Modelos de Organização, e até de Modelos de Gestão Padronizados, pois nunca podemos esquecer que estas pessoas são na sua esmagadora maioria AMADORAS, muitas delas sem qualquer formação política e com pouco tempo disponível.
Neste sentido, consideramos que deveríamos facilitar ao máximo a vida de quem nos dá tanto em troca de tão pouco.

5º - De melhorar a sua representatividade dentro da coligação "Gaia na Frente". Ambos os candidatos mostraram-se em consonância com as linhas gerais da gestão autárquica do município nos últimos 12 anos. Lamentam é que o CDS-PP seja cada vez menos considerado na decisão executiva e estratégica do município. Consideram que o CDS-PP em Vila Nova de Gaia tem quadros técnicos em quantidade e qualidade que poderiam ter uma voz mais activa nos destinos da nossa autarquia. Pessoas que poderiam melhorar a relação de confiança e de reconhecimento do nosso partido que nos últimos 12 anos só tem perdido dentro da área de decisão estratégica municipal. Senão vejamos:
- Há 12 anos começamos a coligação com 2 Vereadores eleitos, hoje temos uma;
- Nos últimos 8 anos tivemos a Presidência da Assembleia Municipal, hoje temos a 2ª Secretária da Mesa;
- Há 12 anos tínhamos a 2 Administradores (Executivos) em Empresas Municipais. Nos últimos 4 anos não tivemos nenhum.

Enfim, será sempre de relembrar que nas últimas Eleições Legislativas, realizadas a 27/09/2009, o CDS-PP em Vila Nova de Gaia teve 14.772 votos (9,07%) e o PPD/PSD 44.474 votos (27,30%), o que nos dá 1/3 de representatividade face ao nosso parceiro de coligação. Como todos sabem a nossa representatividade actual está bem longe deste resultado.
E porquê?
Para os presentes esta explicação reside na falta de credibilidade que a actual liderança do nosso partido em Gaia detém junto do nosso parceiro de coligação.
Esta falta de credibilidade ainda aumentou mais depois dos resultados das Eleições Autárquicas de 11/10/2009.
É conhecido o "mau-estar" do PPD/PSD face aos resultados obtidos na freguesia de Olival, onde o actual Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Vila Nova de Gaia foi candidato à presidência da Junta de Freguesia.
Para além de ter perdido as eleições para o Partido Socialista, por um resultado ainda mais expressivo que o de há 4 anos, foi nesta freguesia que se verificaram os piores resultados de entre todas as 24 freguesias de Vila Nova de Gaia, quer para a Câmara quer para a Assembleia Municipal.

Vejamos então os resultados:

1º - Para a Câmara Municipal em Vila Nova de Gaia:
PPD/PSD. CDS-PP: 61,98% 92.486 votos
PS 25,32% 37.790 votos

Para a Câmara Municipal em Olival:
PPD/PSD. CDS-PP: 50,43% 2.087 votos
PS 42,19% 1.746 votos


2º - Para a Assembleia Municipal em Vila Nova de Gaia:
PPD/PSD. CDS-PP: 52,46% 78.188 votos
PS 30,84% 45.972 votos

Para a Assembleia Municipal em Olival:
PPD/PSD. CDS-PP: 46,35% 1.918 votos
PS 44,20% 1.829 votos


3º - Para as Assembleias de Freguesia em Vila Nova de Gaia:
PPD/PSD. CDS-PP: 46,34% 69.159 votos
PS 33,84% 50.499 votos

Para a Assembleia de Freguesia em Olival:
PS 51,47% 2.130 votos
PPD/PSD. CDS-PP: 43,91% 1.817 votos


A força destes números é esclarecedora. A freguesia de Olival expressou bem o que pensa de Fernando Barbosa. O PPD/PSD não vai permitir que este desaire volte a acontecer nesta freguesia, onde aparentemente, parte do nosso eleitorado prefere votar PS a votar em Fernando Barbosa.

É a nossa obrigação observar esta realidade e preparar-mos desde já as próximas Eleições Autárquicas de 2013, onde, e por força da nova lei de limitação de mandatos, o actual Presidente da Câmara, Dr. Luís Filipe Meneses, não se poderá candidatar, o que fará perder à coligação a sua principal referência junto da população.

Será aqui que o CDS-PP terá uma palavra a dizer, mas se não nos organizarmos, se não nos fortalecermos, quer a nível concelhio quer a nível das freguesias, e se continuarmos a ser representados pela pessoa que nos conduziu ao desaire eleitoral que vimos na sua própria freguesia, a nossa posição na coligação ou fora dela estará extremamente fragilizada.

6º - De melhorar a sua representatividade e combatividade junto da Comissão Política Distrital e Nacional.

Apesar de o actual presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de V. N. Gaia, Sr. Fernando Barbosa, ser um dos três vice-presidentes da Distrital do Porto, e vice-presidente da mesa do conselho nacional, pouco tem defendido ou representado os interesses de Vila Nova de Gaia.
Na distrital optou por uma postura de lealdade incondicional para com o actual presidente da distrital, quando essa lealdade deveria ser para quem o elegeu e para quem ele deveria representar, ou seja, os militantes de Vila Nova de Gaia.
No último congresso em Janeiro de 2009 foi excluído da Comissão Política Nacional. Estranho. Então a concelhia do 3º maior município do país com 350.000 habitantes, e uma das maiores do país ficou excluída do principal orgão executivo do nosso partido? Porque será?

Nesse mesmo congresso, só por muita pressão e por muita indignação de alguns dos congressistas de Gaia perante o sucedido, como o Luís Miguel Nogueira, Jorge Mota Santos e Sérgio Vasconcelos, é que o nosso presidente actual da concelhia ousou reivindicar junto do presidente da distrital uma posição representativa que dignificasse Vila Nova de Gaia dentro do CDS-PP. A muito custo foi-lhe atribuído o lugar de 1 dos 3 vice-presidentes da mesa do Conselho Nacional.

Em abono da verdade diga-se que a sua presença em qualquer destes orgãos sempre se limitou à sua presença física, já que alguma vez tomou a palavra para dizer o que quer que fosse. Esta é mais uma constatação do eclipse total que é a sua participação na vida activa do partido. Porque será? Será porque não tem nada para dizer?

É também disto que estamos fartos.

Chegou a hora de termos alguém à frente dos destinos do CDS-PP de Vila Nova de Gaia que não tenha medo de tomar a palavra em defesa das nossas ideias e dos nossos projectos. Chegou a hora de termos alguém que dignifique a nossa concelhia e que não se limite a uma postura de corpo presente, seguidista e cegamente fiel, receosa de ser excluída por ter opinião própria.

Neste debate também nos perguntaram a razão pela qual nos decidimos afastar e deixar de apoiar a actual liderança da concelhia.

A resposta foi fácil e rápida. Fartamo-nos de ser enganados por promessas que tudo isto ia acontecer. Que iríamos adoptar uma estratégia de implantação e crescimento, baseado na partilha de ideias, de projectos e de responsabilidades dentro da concelhia. Fartamo-nos de ouvir frases do género:
"Eu quero isto...";
"Eu decidi aquilo...";
"Eu fiz...";
"Eu já pensei...agora ouçam...";
"Eu...Eu...Eu..."

Chegou a altura de exigir-mos um novo discurso, pois uma concelhia não sou "EU", somos "NÓS".

Diga-se ainda que no dia 30/12/2009, o Luís Miguel Nogueira promoveu uma conversa entre o Sr. Fernando Barbosa, o Sérgio Vasconcelos, o Jorge Mota Santos e ele próprio, no sentido de tentar encontrar um entendimento entre todos de forma a ultrapassar as divergências de opinião que nos separam. Da parte do Sr. Fernando Barbosa nada mais ouvimos a não ser "NÂO". Ele já estava decidido, e preferiu adoptar a postura do "Ou mato ou morro".

Foi ainda mais além e ameaçou-nos a todos de extermínio político, quer a nós os três, quer a todos os militantes que viessem a fazer parte de uma eventual lista de candidatura aos orgãos concelhios do CDS-PP de Vila Nova de Gaia.

Face a esta postura, que mais poderíamos fazer?

Esta candidatura, entretanto formalizada a 05/01/2010, à qual chamamos "MAIS CDS, MAIS VILA NOVA DE GAIA", agrega todos aqueles, que para já, não tiveram qualquer receio de pensar diferente do Sr. Fernando Barbosa.

Pensamos diferente, e sabemos que muitos dos nossos militantes do CDS-PP de Vila Nova de Gaia pensam como nós, inclusive, alguns que até deram o nome para a Lista A, que não é encabeçada pelo Sr. Fernando Barbosa apenas por impedimento legal, mas que todos sabem que é liderada por ele.

Como diria o Papa João Paulo II: "NÃO TENHAM MEDO".

Se tivermos fé, se trabalharmos e lutarmos por tudo aquilo em que acreditamos, e se acima de tudo formos fieis aos nossos valores e aos nossos princípios, VAMOS CONSEGUIR.

VIVA VILA NOVA DE GAIA
VIVA O CDS-PP

Vila Nova de Gaia, 10 de Janeiro de 2010,

Pela Lista B - "Mais CDS, Mais Vila Nova de Gaia"
Luís Miguel Nogueira
Isabel Leal
Sérgio Vasconcelos
Jorge Mota Santos
Mauro Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário