terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PROGRAMA ELEITORAL DA LISTA B "MAIS CDS, MAIS VILA NOVA DE GAIA"


O programa que apresentamos é um programa honesto, pensado e exequível. Está de acordo com as orientações do partido e é baseado nos princípios valores defendidos pelo CDS-PP. É feito com base na experiência que temos, nas nossas aspirações de fazer crescer o partido de forma “real” e sustentável e com base na realidade que é observável por todos nós.

Acreditamos que todos nós, militantes do CDS-PP de Vila Nova de Gaia, temos uma palavra a dizer e acreditamos que o nosso esforço conjunto é fundamental. Por esta razão sempre estivemos abertos às vossas propostas e continuaremos a estar: um partido democrático é um esforço de todos, não apenas de um conjunto de “iluminados” que à porta fechada, conferenciando com “não-se-sabe-bem-quem” e “não-se-sabe-bem-porquê” tomam decisões que nos influenciam a todos. A concentração de “poder” na mão de poucos sempre provou ser na história uma característica anti-democrática que nunca beneficiou o bem comum.

Esta é a lista do “NÓS”.

As nossas ideias espelham as vossas aspirações, e congregamos várias propostas que se encontravam difusas e sem expressão de forma a criar um programa sério, com objectivos específicos e reais, observável por todos e para o bem de todos.

Iremos implementar uma orgânica do partido que já está prevista há muito nos nossos estatutos e regulamentos mas que nunca foi alvo da mínima tentativa de execução. Este quadro orgânico permite flexibilizar e democratizar a acção dos militantes do partido, ou seja, o poder não estará concentrado numa só pessoa e passará a estar a estar distribuído por vários elementos que tomarão a responsabilidade de desenvolver objectivos específicos e de envolver os militantes na real vida do partido. Uma lista que é apresentada não é um somatório de nomes e influências e deve indicar indivíduos que tomarão responsabilidades no desenvolvimento de sectores específicos da vida partidária. A nossa lista reflecte este facto, apresentando militantes sem medo de assumir responsabilidades e sem medo de envolver todos os que se dispõem a trabalhar em prol do crescimento do CDS-PP.

Pretendemos criar, de acordo com uma proposta já aprovada em Conselho Nacional, realizado em 9 Novembro de 2009 em Coimbra, um Gabinete Concelhio de Apoio Autárquico, para dar apoio e formação aos nossos autarcas para que estes possam executar a sua missão fundamental: servir os gaienses.

Este Gabinete Autárquico é essencial para o intercâmbio de experiências autárquicas entre os mais e os menos experientes, por exemplo ao nível da partilha de informação e de intervenções.

É essencial para dotar os eleitos e as suas estruturas locais de uma Estratégia de Comunicação, de Modelos de Organização, e até de Modelos de Gestão Padronizados, pois nunca podemos esquecer que estas pessoas são na sua esmagadora maioria AMADORAS, muitas delas sem qualquer formação política e com pouco tempo disponível.

Neste sentido, consideramos que deveríamos facilitar ao máximo a vida de quem nos dá tanto em troca de tão pouco.

Os núcleos de freguesia são uma peça absolutamente fundamental da vida partidária e temos a clara convicção que têm que existir núcleos organizados e legitimados em todas as freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia. Não se explica o facto de existirem freguesias com um elevado número de militantes e sem núcleos organizados. Cientes que estes próximos dois anos vão ser anos decisivos para a Concelhia do CDS-PP, comprometemo-nos incentivar a criação de núcleos nas freguesias onde não os há, e a apoiar os núcleos existentes das freguesias em termos de esclarecimentos, apoio logístico e experiência. Entendemos que o apoio dado pela concelhia aos núcleos de freguesia e aos seus projectos tem que ser um apoio rápido eficaz e real. Não nos podemos ficar pelas boas intenções e temos que passar à acção real no terreno se queremos crescer. O conhecimento, o apoio e a experiencia têm que ser qualidades postas á disposição dos núcleos para que estes possam crescer de forma salutar e honesta. Pretendemos que todas as freguesias de Gaia tenham núcleos fortes, e pretendemos que estes núcleos tenham a possibilidade de recorrer à concelhia sempre necessitarem e sempre que assim o desejarem, de uma forma honesta e transparente.

Vamos promover ciclos de conferências e seminários, abertos a todos os cidadãos, que têm como objectivo esclarecer e informar os cidadãos acerca de factos que assumem importância na nossa vida, partidária e social, no âmbito do nosso concelho ou ao nível nacional ou internacional. Entendemos que é papel dos partidos esclarecer as populações, e pretendemos prestar um serviço neste sentido de forma a que todos os cidadãos interessados, e em especial os militantes do CDS-PP, possam ter dados e informações que melhor os ajudem a compreender os fenómenos políticos que demonstrem ser mais relevantes. Estas conferências e estes seminários serão ministrados por especialistas do mais alto gabarito e possibilitarão uma notoriedade do CDS-PP de Vila Nova de Gaia que se irá traduzir não só no benefício óbvio de uma melhor formação dos militantes do partido, mas também na “chamada” de cidadãos à militância activa do CDS-PP.

Iremos tomar uma postura mais pró-activa no que concerne ao crescimento do partido e à sua implementação em Vila Nova de Gaia. Os bons resultados alcançados nas últimas eleições criaram uma dinâmica que tem que ser aproveitada em prol do nosso crescimento. A estratégia geral de crescimento do partido tem que se reflectir em Gaia, a terceira maior concelhia do país, e temos que expor os nossos valores à população de forma a atrair um maior número de militantes. Não podemos de forma alguma considerar estes dois próximos anos como anos em “que não se vai passar nada”. Esta visão reduzida vai prejudicar-nos e revela um tipo de pensamento extremamente redutor e pouco ambicioso. Se o CDS-PP não estiver forte e implementado “de facto”, o nosso poder de afirmação na cena política e a nossa capacidade negocial estará seriamente comprometida. Como podemos contribuir para vida da concelhia e como podermos ajudar os nossos parceiros políticos se não temos uma base séria e implementada no concelho? É impossível sermos levados a serio se não trabalharmos para tal.

2 comentários:

  1. Boa noite;
    Concordo com estas ideias, acho que são boas para o desenvolvimento do CDS de VILA NOVA de GAIA. Devem de existir mais nucleos no concelho, porque assim e uma forma de arranjar mais militantes e de levar a nossa voz a população.
    Eu ja enviei a minha ficha de militante nesta semana.
    Podem contar comigo para o desenvolvimento do CDS.
    E já agora quem e que venceu as eleições?

    FORÇA CDS!

    ResponderEliminar
  2. Agradecia que nos enviasse um e-mail para obtermos o seu contacto.
    Obrigado pelo seu testemunho

    ResponderEliminar